terça-feira, 8 de maio de 2012

Carros pipas, água e alimentos são doados para ajudar vítimas da seca

O prefeito Tarcízio Pimenta disse que o encontro mostrou avanços com o anúncio das medidas emergenciais.


Daniela Cardoso

O sistema de abastecimento de água na zona rural de Feira de Santana por meio de carros pipa será incrementado com a disponibilização de mais 10 veículos e doação de 100 mil litros de água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), além da doação de cestas básicas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). As informações foram anunciadas durante reunião realizada nesta segunda-feira.
 O gerente da Embasa, José Neidson, lembrou que a empresa está participando de ações para minimizar os efeitos da seca na zona rural de Feira de Santana. “Estamos agilizando as obras para extensão das redes em 40 localidades, estamos trabalhando para levar água a mais de 1.500 famílias, através sistema de Ipuaçu e ainda temos o centro de reservação norte que atenderá o distrito de Maria Quitéria”, relatou. 
 O prefeito Tarcízio Pimenta disse que o encontro mostrou avanços com as informações sobre a chegada de alimentos a Feira de Santana, distribuição de tíquete alimentação, mais água fornecida pela Embasa, contratação de mais carros pipas, além de outras medidas emergenciais.
 “Vamos manter permanente a comissão funcionando para ofertar mais soluções”, disse. Sobre a realização dos festejos juninos em feira de Santana, Tarcízio afirmou que todas as questão que estão sendo discutidas convergem para uma posição final do governo municipal que deverá ocorrer em breve.

Visita do técnico do Ministério da Integração

O técnico do Ministério da Integração Nacional, Fabrício Falcão, esteve na manhã desta segunda-feira (7) em Feira de Santana, participando de uma reunião, para verificar a situação do município com relação a seca e receber as demandas para serem levadas ao Governo Federal e a Defesa Civil. O comitê já havia feito uma visita ao município de Santo Amaro no último sábado (5).
 “Nosso objetivo é buscar soluções para amenizar os efeitos da seca na região. Feira é a segunda cidade que a gente visita. O comitê só tem uma semana de instaurado, por isso ainda estamos formulando e agregando forças para atuar no estado da Bahia”, afirmou Fabrício Falcão.
 Técnicos do Ministério da Integração farão visitas a outros municípios do Estado para verificar a situação.

Operação carro-pipa

A região de Feira de Santana não está incluída na operação carro-pipa, que atende vários municípios do semi-árido baiano. O técnico do Ministério da Integração Nacional, não soube precisar se já existe um levantamento mapeado das regiões mais afetadas pela seca em Feira, para que a cidade seja incluída na operação.
 “Não sei se o Exército já tem isso mapeado, mas temos representação do Exército no nosso comitê e caso não tenha esse mapeamento, acredito que será feito com certa brevidade para que a gente possa atender o município”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário