sexta-feira, 4 de maio de 2012

Situação de emergência na zona rural em debate

Realização de festejos juninos está entre os pontos a serem discutidos 

A situação de emergência em que se encontram as comunidades rurais do município de Feira de Santana, em virtude do longo período de estiagem, será discutida nesta sexta-feira (4), às 15 horas, em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. O encontro acontece no Paço Municipal Maria Quitéria.
Em entrevista na manhã de hoje ao programa Subaé Notícias, o prefeito Tarcízio Pimenta falou sobre o assunto, relacionando-o aos festejos juninos que tradicionalmente acontecem em alguns dos distritos feirenses. Por conta dos prejuízos acarretados pela seca, o Governo Municipal está preocupado com a realização o São João de São José e o São Pedro de Humildes.
“Todos nós estamos sensibilizados com os problemas que o homem do campo vem enfrentando. A situação é mesmo preocupante e requer da gestão municipal uma postura sensata, por isso vamos juntos discutir se é viável ou não realizar os festejos este ano. Hoje à tarde teremos uma reunião preparatória e na próxima segunda-feira (7) o assunto será discutido de forma mais ampla”, informou.
Tarcízio Pimenta lembrou que o Município encontra-se em situação de emergência decretada desde o mês de setembro. Ele observou também que quando o trabalhador rural não consegue realizar suas atividades agrícolas toda a população é prejudicada. “Os problemas gerados por conta da seca não atingem apenas o homem do campo, mas toda a população. Então é importante ouvir a comunidade rural. Vamos abrir a discussão, colher opiniões, sugestões e críticas, para em conjunto adotarmos as melhores medidas e posições em relação aos festejos juninos”, afirmou.
Os membros da Comissão Especial para o Acompanhamento dos Programas Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca (CEAPECES) vão ampliar a discussão do assunto na próxima segunda-feira (7), às 9 horas, no Auditório da Pousada Acalanto. Dentre os órgãos que integram a CEAPECES estão o Sindicato dos Produtores Rurais, Associação dos Pequenos Agricultores de Feira de Santana, Ministério Público, EBDA, Adab, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Igreja Católica, Embasa, além de secretarias municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário