quinta-feira, 3 de maio de 2012

Três mil portadores de asma assistidos

Atividades educativas promovidas pelo ProAr nesta quinta 

Considerado um problema sério de saúde pública e que poderia ser evitado com a adesão aos tratamentos por parte dos pacientes, a asma ainda é responsável por seis mortes diárias no Brasil. A passagem do Dia Mundial de Combate a Asma, comemorado na terça-feira (1º), é mais uma oportunidade de reforçar o alerta para a população em geral sobre a doença, que pode ser tratada e controlada.
A data será lembrada em Feira de Santana com atividades educativas, que serão realizadas nesta quinta-feira (3), das 8h às 17h, pelo Programa de Asma e Renite Alérgica (ProAr), no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda. Atualmente, cerca de três mil pessoas, dentre crianças e adultos, que sofrem de asma em estágio considerado grave estão sendo acompanhados pela equipe do programa.
Segundo o pneumologista e coordenador do ProAr, Ivan dos Santos Silva, é necessário conscientizar as pessoas para a importância do tratamento da asma, já que os medicamentos garantem uma boa mudança no quadro do paciente. “O grande desafio é a adesão ao tratamento, pois a asma não controlada sobrecarrega muito os serviços de saúde e a família dos asmáticos. O custo para os atendimentos de emergência é muito alto, além de fazer com que pacientes faltem à escola e ao trabalho”, pontua.
Ainda de acordo com Ivan dos Santos Silva, a realização do tratamento permite que o número de crises seja reduzido ao mínimo possível. “Quem tem asma sabe que o tratamento é para a vida toda. O objetivo é que com o controle da doença o paciente possa exercer todas as suas atividades como uma pessoa normal”, destaca, acrescentando que “quando o tratamento é interrompido, o paciente corre o risco de morte".
O tratamento e medicação para o controle da asma ou renite alérgica são oferecidos gratuitamente pelo ProAr, que antes de iniciar o acompanhamento do paciente realiza a espirometria (exame que avalia a função pulmonar e identifica a gravidade da doença). Para serem atendidos pelo programa, os pacientes devem ser encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A equipe do programa é composta por pneumopediatras, pneumologista, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, que realizam diariamente 40 atendimentos. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011 a asma foi responsável por 174.500 mil hospitalizações e, entre 2005 e 2009 a asma matou 11.576 pessoas.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que faz com que estas fiquem inchadas e com secreção. Em geral se inicia na infância, mas pode acontecer em qualquer idade. Fatores ambientais e genéticos são relacionados à doença, que se caracteriza por sintomas recorrentes de falta de ar, chiado, tosse e aperto no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário