segunda-feira, 7 de maio de 2012

Comunicação na Era Digital

Tema foi discutido no XI Fórum de Comunicação Social 

Profissionais que atuam na área de comunicação, como jornalistas, blogueiros e radialistas participaram na tarde deste sábado (5) do XI Fórum de Comunicação Social, realizado na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), localizada no bairro Kalilândia.  A Comunicação na Era Digital foi o tema do evento, promovido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) –Seccional Norte/Nordeste, com apoio do Sindicado de Radialistas da cidade.
Os desafios impostos pelas novas mídias, a importância de uma apuração adequada e os novos dilemas do jornalismo diante da instantaneidade e imediatismo da era digital foram assuntos destacados pelos palestrantes Marcilio Costa, diretor de Jornalismo da TV Subaé; Ricardo Luzbel, presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD) e diretor do site Bahia Notícias; Edmundo Filho, coordenador geral da Agência de Comunicação do Estado (AGECOM/BA) e jornalista do A Tarde, Levi Vasconcelos.
Edmundo Filho observou que o comunicador que atua nas assessorias de imprensa de governos devem estar cientes de que a imagem tem interferência na vida das pessoas. Ele afirmou, ainda, que é necessário haver mais rigor na apuração, principalmente devido à digitalização das mídias, que contribui para a difusão da informação em tempo real. O jornalista Levi Vasconcelos destacou que as informações devem ser tratadas com carinho. “O melhor jornalista é aquele que mais consegue se aproximar da verdade”, considerou.
A importância dos avanços tecnológicos para a comunicação foi destacado pelo diretor de jornalismo da TV Subaé, Marcílio Costa. Ele mostrou que fazer jornalismo hoje é bem diferente de antigamente, quando equipamentos rudimentares eram utilizados e apresentou os benefícios que serão trazidos pela TV digital. O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou o evento e recebeu os agradecimentos do presidente da ABI Norte/Nordeste, Jair Cezarinho, pela presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário